O que é CAD CAM?

O CAD CAM, embora ainda pouco conhecido pelos pacientes, passa cada vez mais a fazer parte dos consultórios odontológicos, contribuindo para que os tratamentos sejam mais fáceis e rápidos.

A sigla CAD CAM tem origem nos termos Computer-Aided Design e Computer-Aided Manufacturing, o que significa o desenho guiado por computador e fabricação guiada por computador. Separadamente, estes sistemas têm funções bem diferentes, mas juntos formam uma ferramenta de valor inestimável para a odontologia.

O CAD funciona para digitalizar e produzir os desenhos digitais dos elementos necessários para o tratamento com uma alta precisão, o que garante o melhor material possível para diversos tratamentos odontológicos. Este desenho digital também pode ser feito de duas formas diferentes: em próteses de gesso ou na própria boca do paciente por meio de uma digitalização intraoral.

Já o sistema CAM é o responsável pela produção dos materiais desenhados digitalmente na etapa anterior, o que se dá por meio de uma máquina fresadora que realiza a impressão digital em 3D. 

Esta máquina é capaz de imprimir em materiais variados, o que possibilita a produção de diversos tipos de equipamento para a reabilitação odontológica, todos em materiais de alta qualidade e durabilidade.

Para a produção, os odontologistas recebem blocos pré-fabricados com os materiais indicados para o feitio da prótese ou aparelho que será necessário no tratamento, como cerâmica de vidro reforçada ou alumina reforçada com vidro.

Tratamento com o sistema CAD CAM

A diferença de um tratamento realizado com a ferramenta CAD CAM está, principalmente, na objetividade e rapidez que ela oferece, o que torna a ortodontia mais prática e eficiente.

Por meio deste tipo de ferramenta, por exemplo, um paciente pode rapidamente passar pelo exame inicial do dentista, ter uma coroa necessária para seu tratamento desenhada digitalmente e produzida em torno de 20 minutos.

Após esse processo, a coroa estará pronta para ser aplicada e com a garantia de que o material utilizado é apropriado, além de ser do formato adequado.

O uso do CAD CAM não se restringe apenas á peças simples, podendo ser utilizado também para implantes, aparelhos temporários, pontes móveis, entre diversas outras peças que podem ser necessárias para um tratamento odontológico de melhor qualidade, além de contarem com a vantagem da produção exclusiva para cada caso específico. 

Assim, além do ganho de tempo na produção destes itens, a individualidade de cada peça garante resultados ainda melhores, uma vez que são produzidas exatamente para o paciente, levando em consideração todas as suas características.

Essa tecnologia é de última geração e de alta definição, chegando o máximo da perfeição possível. Assim, estas máquinas têm um alto custo e manutenção, o que pode encarecer o custo do tratamento.

Siga nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Quem leu este artigo leu também:

Abscessos Dentários
Os benefícios da Carga Imediata
O que você precisa saber antes de fazer um Implante Dentário
5 dicas para limpar o seu aparelho com mais facilidade
Cuidados após a extração do siso
Peri-implantite: conheça a inflamação que pode acontecer após o implante

O que são as Coroas Metal-Free?
10 motivos para visitar o dentista regularmente