COMO SE MANIFESTA A DOENÇA PERIODONTAL?
O início da doença periodontal é conhecido como gengivite e consiste na inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana, caracterizando-se principalmente pelo sangramento e pelo inchaço da gengiva.
Se não for controlada, a gengivite pode evoluir para a doença periodontal. Essa fase da doença se caracteriza pela presença de tártaros, mau hálito, gosto ruim na boca e possivelmente pela mobilidade acima do normal dos dentes acometidos pela doença, além de sangramento e inchaço da gengiva. Se não controlada, a doença periodontal pode provocar a perda destes dentes.
Sempre que for notado inchaço ou sangramento da gengiva, não deixe de procurar um dentista para receber o correto aconselhamento de como proceder para reverter o quadro.
QUAIS AS CAUSAS DA DOENÇA PERIODONTAL?
As principais causas da doença periodontal são a predisposição genética e a higienização.
A predisposição genética exerce forte influência no acometimento da doença periodontal, isto quer dizer que se houver histórico familiar de doença periodontal, maior atenção deve ser dada à manutenção da saúde da gengiva.
Outro fator de grande importância na evolução dos problemas periodontais é a higienização. A correta higienização caseira, realizada pelo próprio indivíduo, e o controle profissional da placa bacteriana, realizado em visitas periódicas ao dentista, são fatores primordiais para impedir o avanço das doenças periodontais.
QUAL A CONSEQUÊNCIA DA DOENÇA PERIODONTAL?
A consequência é a degradação do suporte dentário, podendo levar à perda do dente acometido, ou em casos mais graves, de todos os dentes da boca.
A DOENÇA PERIODONTAL TEM CURA?
Não existe cura da doença periodontal. Assim como ocorre em outros quadros crônicos como a diabetes, é absolutamente primordial que a doença seja controlada, para que seus efeitos adversos não progridam.
Todo dano causado pela doença é potencialmente irreversível. Ainda não existem técnicas previsíveis de regeneração do osso alveolar e do ligamento periodontal destruídos pela doença periodontal.
Se a destruição das estruturas periodontais for severa, o tratamento provavelmente incluirá a extração dos dentes afetados e substituição por implantes dentários. Porém, se ela fica controlada, os danos não avançam, e torna-se possível conviver com ela naturalmente, sem maiores consequências. Somente o dentista poderá indicar qual a melhor estratégia de controle e manutenção, pois a doença age de maneira distinta nas diferentes pessoas.
É portador de doença periodontal? Procure um centro odontológico capacitado em oferecer os melhores e mais modernos tratamentos para restabelecer a saúde e a função mastigatória.
CURIOSIDADE:
Nos dias de hoje, com a diminuição da ocorrência de cáries na população, a doença periodontal constitui a maior causa de perdas dentárias na população adulta! Portanto, para que seja possível manter uma dentição saudável por toda a vida é fundamental que haja um controle muito eficaz da doença periodontal.
Siga nossas redes sociais:
Quem leu este artigo leu também:
Abscessos Dentários
Os benefícios da Carga Imediata
O que você precisa saber antes de fazer um Implante Dentário
5 dicas para limpar o seu aparelho com mais facilidade
Cuidados após a extração do siso
Peri-implantite: conheça a inflamação que pode acontecer após o implante
O que são as Coroas Metal-Free?
10 motivos para visitar o dentista regularmente